A nova concessionária que assumir a RSC-287 terá de investir R$ 599 milhões em obras de recuperação total da rodovia e em duplicações de trechos urbanos e terceiras faixas só nos primeiros cinco anos da concessão. Ou seja, de junho de 2021 até a metade de 2026, a empresa vencedora terá de investir o equivalente a quase duas obras inteiras da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria, que teve custo inicial estimado em R$ 309 milhões.
Só em duplicações de trechos urbanos, serão 11,72 km previstos no 3º e no 4º anos da concessão - a título de comparação, a Travessia Urbana tem 14,5 km de duplicação, mas com inúmeros viadutos, que são caros, o que não haverá na concessão da RSC-287.
Edital da concessão para instalar pedágios e duplicar a RSC-287 tem alterações de datas para obras
Claro que será caro, para muita gente, ter de pagar os pedágios nas cinco praças, a partir de junho de 2022, quando os três novos pontos de cobrança forem construídos, mas, pelo menos, desta vez, haverá retornos em melhorias significativas na rodovia - ao contrário do que ocorreu na concessão anterior, feita nos anos 1990. E daqui a 11 anos, quando a duplicação dos 128 km da RSC-287, entre Novo Cabrais e Tabaí, estiver pronta, a viagem de Santa Maria a Porto Alegre ficará bem mais segura e rápida, pois restarão apenas 70 km de pista simples, daqui a Novo Cabrais. O ideal seria a duplicação total até 2031, mas daí a tarifa ficaria bem mais cara. Pelo menos a duplicação daqui a Novo Cabrais vai sair também. Mesmo que leve 21 anos.
Ao todo, serão investidos R$ 3,7 bilhões para duplicar e manter a RSC-287 pelos próximos 30 anos.
OBRAS INICIAIS
Duplicações de trechos urbanos da RSC-287
- 3º e 4º anos da concessão - 11,72 km
Terceiras faixas
- 2º, 3º, 4º e 5º anos da concessão - 7,1 km